Deus elaborou planos que afetam as pessoas, as nações, ou mesmo toda a humanidade (biblicamente, isso é chamado de "predestinação").
Além do apelo universal à salvação, ele tem planos especiais para certas pessoas realizarem certas funções em momentos específicos da história. As pessoas podem falhar nesse propósito — como Saul — ou cumpri-la — como Esdras e Neemias.
No entanto, há planos que Deus realizará independentemente da escolha das pessoas envolvidas. Por exemplo, o cumprimento de profecias de tempo sobre o movimento das nações e, claro, o juízo final e o término do pecado.
O chamado de Deus e as profecias.
O chamado de Deus para Esdras e Neemias.
O apelo de Deus a cada um.
Nossa resposta ao chamado.
SLIDES PPT
Baixe aqui o power point da lição 3 - O Chamado de Deus:
Por decreto, ele permitiu retornar a Jerusalém, sob a direção de Zorobabel, todos os judeus que o desejavam (Ezra 1:1-4).
“Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para cessar a transgressão, e para dar fim aos pecados, e para expiar a iniqüidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o Santíssimo.” (Daniel 9:24)
Em 457 A.C., Deus chamou Artaxerxes para iniciar a profecia de 70 semanas (Esdras 7:11-27).
Ao contrário de outros decretos, Artaxerxes deu plena autonomia aos judeus, sob a liderança de Esdras.
A profecia de 70 semanas varia de 457 A.C. a 34 D.C. Naquela época, a nação de Israel mostrou sua rejeição definitiva de Jesus como o Messias, apedrejando seu servo Estevão.
IMAGENS LICAO 3
Sete anos antes, Jesus foi ungido como Messias, e 3 1/2 anos depois (meio da semana), ele foi crucificado.